Conheça tudo sobre as diferenças e singularidades relacionadas às manutenções preventivas, corretivas, planejadas e preditivas
O tema “manutenção” sempre desperta apreensão orçamentária, pois acarreta desembolsos financeiros que geralmente encontram resistência.
No entanto, a manutenção, sustentada pela sua importância, abrange um conjunto multifacetado de procedimentos e metodologias meticulosamente concebidos para perpetuar o funcionamento ininterrupto e eficiente das Bombas Hidráulicas KSB e demais Equipamentos e Sistemas.
Estes aparelhos críticos desempenham um papel integral na infraestrutura residencial, comercial e industrial, servindo como componentes indispensáveis que sustentam a capacidade operacional.
Aplicar um cronograma de manutenção robusto é fundamental para otimizar a eficiência operacional de toda a infraestrutura de uma organização.
Manutenção Preventiva:

A manutenção preventiva abrange uma série de medidas proativas, incluindo inspeção, limpeza, lavagem, diagnóstico e substituição. Normalmente executado durante períodos não operacionais, como turnos de inatividade ou fins de semana, para minimizar interrupções na produtividade.
A manutenção preventiva tem dois propósitos:
- Identificação rápida de problemas para resolução rápida
- Medidas preventivas para prevenir a ocorrência desses problemas.
Manutenção Corretiva:

A manutenção corretiva é uma estratégia crítica que visa corrigir a degradação substancial de um sistema ou equipamento.
Esta abordagem implica a avaliação meticulosa, reparação e substituição de componentes e elementos para restabelecer o sistema ou equipamento ao seu estado operacional ideal, garantindo assim que opere em plena capacidade.
Manutenção Planejada:

A manutenção planejada pode ser programada em intervalos variados, desde rotinas diárias, semanais, mensais ou até ocasiões anuais.
Esta versatilidade no agendamento é atribuída à sua natureza abrangente e intensiva em recursos, obrigando a contratação de técnicos especializados ou especialistas no assunto devido à sua complexidade e implicações de custos.
Manutenção Preditiva:

A manutenção preditiva está centrada no emprego de técnicas avançadas de diagnóstico para determinar o momento preciso para programar intervenções de manutenção planejada e corretiva.
Diversas metodologias de testes são empregadas para permitir o agendamento preciso de atividades de manutenção corretiva, garantindo impacto mínimo na produtividade operacional e evitando proativamente quebras de equipamentos ou desligamentos de sistemas.

Resumindo, a manutenção preventiva concentra-se em ações regulares e programadas para prevenir problemas, a manutenção corretiva trata da resolução dos problemas à medida que surgem, a manutenção planejada abrange atividades de manutenção organizadas e a manutenção preditiva aproveita dados e tecnologia para prever e prevenir falhas.
Cada estratégia tem suas próprias vantagens e é selecionada com base nas necessidades e objetivos específicos de uma empresa.
Com o bom planejamento de suas manutenções, os beneficios são muitos, tipo a longevidade dos seus equipamentos e sistemas hidráulicos, otimização e desempenho, paradas não programadas e minimização de seus custos.
Está precisando de um planejamento para a manutenção de seus sistemas ou equipamentos?
Entre em contato com a Watertec representante KSB e agende sua manutenção necessária.
Para agendar o serviço de manutenção preventiva ou corretiva é muito simples!
Basta entrar em contato com a Watertec representante KSB através do nosso WhatsApp (11) 2421-9001 e escolher o melhor dia para a visita de um técnico especializado.
Ficou com alguma dúvida referente à manutenção preventiva, corretiva, planejada ou preditiva?
Sinta-se à vontade para esclarecê-la com a equipe da Watertec representante KSB.
Agora que você já sabe qual empresa escolher, aproveite para conferir outros conteúdos como este em nosso blog.