Copa América, estádios e bombas centrífugas, o que esta combinação tem em comum?

A Copa América é o maior torneio de seleções da América do Sul, organizada pela CONMEBOL, esse ano a 48ª edição do torneio está sendo disputado nos Estados Unidos e vai até dia 14 de julho de 2024, com dez seleções sul-americanas e duas equipes convidadas.

Além de definir o campeão do continente, a competição serve como preparação para as eliminatórias da Copa do Mundo.

Mas o que esse assunto tem a ver com bombas centrífugas?

Futebol é realizado em estádios e estádios tem tudo a ver com bombas centrífugas, antes de mais nada é preciso explicar como é o funcionamento desse gigante.

Um estádio de futebol possui uma estrutura que inclui várias fontes de energia e essas bombas são distribuídas nos banheiros dentro do estádio, tanto para homens, mulheres e pessoas com deficiência.

Esses banheiros dependem de bombas centrífugas que fazem o trabalho de levar os líquidos e sólidos para uma rede de esgoto, os amplos vestiários para jogadores e comissão técnica com chuveiros, banheiras, e aquecimento, assim como os camarotes de alto padrão, recebem o ar-condicionado gerado por bombas centrífugas que foram estruturadas para dar todo o conforto de que esses ambientes necessitam.

O sistema de combate a incêndio conta com sprinklers instalados em corredores e áreas de grandes fluxos, ativados automaticamente em caso de incêndio, além de hidrantes que vão fornecer toda a água que os bombeiros venham precisar para conter um possível foco de incêndio.

Todos esses equipamentos podem ser acionados também por bombas centrífugas dependendo de como foi solicitado pela engenharia. Por último, ainda temos o gramado que é mantido com um sistema de irrigação por Bicos Aspersores (Spray) que distribuem água uniformemente, o processo de levar a água para o campo de futebol só é possível graças a bombas centrífugas que têm força suficiente para manter a irrigação.

Em caso de chuvas extensas, existe um sistema de drenagem a vácuo, adotado na maioria dos estádios da Copa do Mundo, em que os tubos coletores fechados, são ligados a uma bomba centrífuga que suga o ar desses tubos. Isso gera uma pressão negativa na água, que é retirada do gramado.

Nosso orçamentista Adriano (palmeirense roxo), lembra com alegria do dia que vendeu as bombas Meganorm (100-250) e Meganorm (80-250), ambas para o Allianz Parque na época de sua construção.

Como pode notar em um estádio de futebol durante a realização da Copa América, a infraestrutura necessária para garantir o sucesso desse evento tem que ser impecável. Além dos aspectos visíveis como a iluminação, som e tecnologia de transmissão, existem elementos essenciais nos bastidores, como as bombas centrífugas, que são responsáveis por uma variedade de funções que garantem o conforto de todos.

Agora quando estiver assistindo aos jogos e torcendo por seus times favoritos, é importante reconhecer que o espetáculo só é possível graças ao trabalho de diversos equipamentos e sistemas, como as bombas centrífugas, que operam silenciosamente nos bastidores para que possamos desfrutar de uma experiência inesquecível.

Temos o melhor time de manutenção de São Paulo!

Assim como nos estádios de futebol onde há uma necessidade constante de manutenção preventiva para garantir que os jogos ocorram sem interrupções, qualquer lugar que utilize bombas centrífugas também requer esse cuidado para manter suas operações em pleno funcionamento.

Essas manutenções são fundamentais para prevenir falhas inesperadas, garantir a eficiência dos sistemas e prolongar a vida útil dos equipamentos de diversos setores, desde a indústria até condomínios residenciais, centros de tratamento de água e esgoto, sistemas de climatização de grandes edifícios, em cada um desses lugares, a manutenção preventiva desempenha um papel vital.

A Watertec presta assistência técnica em vários tipos de equipamentos, em bombas centrífugas, em sistemas de pressurização, em sistemas de combate a incêndio e painéis elétricos. Temos profissionais qualificados que realizam tanto a reparação quanto preventiva.

Nas bombas centrífugas, temos um cuidado mais especial, fazemos a verificação, testes de vibração, alinhamento e substituição de peças desgastadas e alinhamento do conjunto, procedimentos que são de extrema importância para desempenho e eficiência dos equipamentos.

Sua empresa precisa de uma equipe preparada para resolver seus problemas com manutenção? A Watertec é capaz de oferecer serviços personalizados para atender as suas necessidades.

Entre em contato conosco hoje mesmo no nosso WhatsApp (11 97042-2400) e tire suas dúvidas sobre nossos serviços.

Fontes:

Deixe um comentário